Ads Top

Festivalma’12: Surf é Religião - Arte, cinema, música, design de surf e praia

Para confirmar ser o maior evento do mundo de celebração da ‘vida na praia’, o  Festivalma’12 chega ao Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera em São Paulo nos dias 4 e 5 de julho, para provar sua verve criativa de ser o principal lançador de tendências quando o assunto é praia, nesta edição sob o tema “Surf é religião”. A novidade esse ano, é que no dia 7/7 (sábado), o evento acontece pela primeira vez na praia e de graça, no Centro Cultural do Surf no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

A multidisciplinaridade em artes, propostas e experimentos, faz o Festivalma consolidar a vocação de ser o porta-voz do viver na praia. E nesta edição, a rela&cced il;ão “homem, natureza e Deus” tematiza o evento com “Surf é Religião” e coloca a Terceira Dimensão como foco de curadoria.

Entre as principais atrações de 2012 está a banda canadense Current Swell, sucesso das praias da Califórnia que toca pela primeira vez no Brasil, e a repaginação do hip-hop nacional nas rimas do rapper Projota, além do norueguês Oystein Greni (Bigbang), que compõem a diversidade musical do Festivalma Billabong de Música.

Os documentários escolhidos pela curadoria do VIII Festivalma Internacional de Cinema também estão no foco, com filmes que estreitam a relação dos surfistas-ativistas com a preservação dos Oceanos. Os títulos The Cove, de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, e o lançamento Mind s In The Water, de Justin Krumb, encabeçam as exibições que levantam a bandeira da defesa dos cetáceos e animais marinhos.

Na IX Mostra Internacional Nixon de Arte e Cultura Surf, um novo grupo de artistas contemporâneos como Muti Randolph, Gustavo Rosa e Ale Jordão, exibem suas obras na mostra de artes para confirmar a percepção do evento, que ainda conta com os maiores nomes dessa atmosfera, tais como os fotógrafos Chris Burkard, Art Brewer e Brian Bielmann e os artistas Cássio Leitão e André Poli.  

O Festivalma 2012 ainda apresenta os eventos Semana da Praia – com a presença das marcas Billabong, Nixon, VonZipper, RVCA e Mormaii, que vão expressar o que há de mais moderno em estilo, materiais e design, junto das pranchas dos melhores shapers do mundo, numa instalação sem precedentes. E a Casa de Praia Skol, que apresenta um projeto sustentável de construção e arquitetura de ambientes. 

IX Mostra Internacional Nixon da Arte e Cultura Surf

Depois de surfar em edições anteriores entre temas como desconstrução, hedonismo, consciência, alegria e amor, e de trazer nomes consagrados como Greg Noll, Rob Machado, Art Brewer, Clark Little e Derek Hynd, o Festivalma’12 alcança a nona edição sob a curadoria “Surf é religião”, na busca de desvendar a relação das três dimensões de Corpo-Mente-Espírito = Deus-Natureza-Infinito, e nessa temática homenageia um dos principais expoentes do esporte, o mestre do zen surfismo Gerry Lopez.

Conhecido como o “Rei de Pipeline”, Gerry Lopez conquistou as ondas do Hawaii nos anos 1970 e no auge mu dou-se às montanhas geladas do Oregon na Califórnia, para mergulhar numa fase de autoconhecimento baseada nos fundamentos da yoga. Ao captar sensações yin e yang nas práticas do surf e snowboard, Lopez lançou o movimento “Surf Realization Fellowship”, que agora será apresentado em projeções no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.

A IX Mostra Internacional Nixon da Arte e Cultura apresenta ainda uma contemporânea exibição de artes plásticas, fotografias e instalações audiovisuais, que pretende chocar o público. Grandes nomes da fotografia internacional, entre eles Todd Glaser, Joe Curren e Russell Ord, interagem com valorizados criadores brasileiros que apresentam-se nas obras de Ângelo Palumbo, André Diniz, Guilherme Tonelli e Paulo Govêa. A Mostra ainda comprova a percepção entre curadores e artistas da grande mídia, com a participação dos criadores André Crespo e Raul Boesel Filho, que estreiam na exposição e comprovam o sucesso da Mostra.

 
Festivalma Billabong de Música 2012
 
Sob o “guarda-sol” do evento acontece o Festival Billabong de Música, que tem como principal destaque internacional a banda Current Swell, que toca pela primeira vez no Brasil para alegria dos fãs. Febre na Califórnia, a banda canadense será uma das principais atrações entre os shows do festival, que confirma a vocação de ser um propulsor de músicos que estouram como hits mundiais, como já fez com Donavon Frankenreiter, G-Love, A.L.O., Pete Murray e The Beautiful Girls.

Na batida do hip-hop, como em outros tempos em que o evento t rouxe Guru’s Jazzmatazz e Marcelo D2, agora faz uma nova leitura para um público antenado nas rimas do rapper Projota, um fenômeno do YouTube e das redes sociais que agora aparece entre os top-clipes da MTV. Ansioso para encontrar os seguidores do Festivalma, Projota, que hoje é sucesso nas praias do litoral paulista, diz que será na Bienal que ele quer “ver qual é a dos surfistas”.

Oystein Greni, líder do power trio norueguês Bigbang (vencedor de quatro Grammys), compõe o line up do festival para confirmar o sucesso de recente passagem pelo Brasil, quando fez shows intimistas. O Festivalma Billabong ainda conta com o show dos surfistas do Seu Bené, outro lançamento da MTV.

 
VIII Festivalma Internacional de Cinema
 
Entre os filmes, a comissão do VIII Festivalma Internacional de Cinema optou por documentários que evidenciam a intrínseca relação do surf com o meio ambiente, com foco na preservação dos oceanos. The Cove, de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2010 e vencedor do prêmio de audiência do Sundance Film Festival, aborda o sangrento massacre de golfinhos em Taiji, uma pequena cidade japonesa onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária. Louie, acompanhado de ambientalistas munidos de equipamentos de filmagem com alta tecnologia, chocou o mundo com as imagens, e o filme convoca os cinéfilos à compor a reação corajosa dos ativistas que buscam frear a irracionalidade humana.

Minds in The Water, de Justin Krumb, é outro filme integrante da mostra. A busca do surfista Dave Rastovich, qu e navega pela oceano Pacífico desde a costa da californiana até chegar ao Chile, emplaca uma campanha mundial de defesa dos cetáceos e outros animais marinhos, e a produção se caracteriza como um dos retratos do Festivalma’12. O cinema ainda exibe Lost & Found, de Doug Walker, que reproduz um valioso acervo fotográfico perdido dos anos 70/80 e resgata uma parte dessa rica história. E Promised Land, de Todd Morehead, derruba preconceitos e fronteiras e mostra a cena surf em Israel com o ‘desconhecido’ tricampeão mundial de surf Tom Curren entre cidadãos e surfistas israelenses, onde o surf e a religião comungam da mesma água salgada. O Festivalma Internacional de Cinema tem curadoria da californiana expert no assunto: Keiko Beatie.

 
Semana de Praia e Casa de Praia Skol
 
O Festivalma’12 ainda terá as ações da Semana da Praia e da Casa de Praia Skol, que apresenta por meio do design o que existe de mais moderno nesses ambientes. A participação das marcas Billabong, Nixon, RVCA, VonZipper e Mormaii, marcam a Semana de Praia com uma ação que vai expressar o novo e o melhor em materiais e tecidos, acessórios e equipamentos, roupas, calçados, e novas tendências em estilo e produtos. Tudo isso, junto dos melhores shapers do mundo, numa exposição conceitual de alto nível e comprovada performance.

A Casa de Praia Skol completa a diversidade do Festivalma’12 para receber o público em uma casa construída dentro da Bienal do Ibirapuera, com uma inteligente e responsável proposta sustentável de arquitetura e decoração, e convida os visitantes a aderir as principais novidades em desi gn.

 
FESTIVALMA 2012
 
Idealizado pelo empresário e surfista Romeu Andreatta, a edição de 2012 fortalece o evento como o principal lançador de tendências da atmosfera de praia ao mainstream, e promete exibir como nunca antes sua verve experimentalista. “O Festivalma’12 representa a própria celebração da vida na praia em todo o mundo, de um universo que abriga hoje mais de 30 milhões de brasileiros encantados pela praia. E nossa busca é transformar o desejo e busca inexistente em entretenimento e cultura através da arte/cinema/design e música”, afirma o publisher.

O Festivalma’12 tem apresentação da Skol, patrocínios da Billabong e Philips, e patrocínios de mídia da MTV, TRIP, almasurf, Eldorado Bras il 3000, Canal Off, Ricosurf e almasurf.com. O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012. E também pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O Festivalma’12  é realizado graças a Lei Rouanet, do Governo Federal.

__________________________________________________________________


SÃO PAULO

Data:
 4 e 5 de julho de 2012
Horário: das 14h00 às 23h
Local: Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, SP

 
RIO DE JANEIRO
Data: 7 de julho de 2012
Horário: das 14h00 às 23h
Local: Centro Cultural do Surf, na Praça do Pontal Tim Maia, Recreio dos Bandeirantes, RJ  
 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


FESTIVALMA 2012


Dias 04 e 05/07 – em São Paulo, SP das 14:30 às 23:00 horas




FESTIVAL BILLABONG DE MÚSICA 2012


             Dia 04/07 - SP - 20h00 – CURRENT SWELL
                           21h
30 – PROJOTA


Dia 05/07 - SP - 20h00 – SEU BENÉ

                                     21h30 – OYSTEIN GRENI
VIII FESTIVALMA INTERNACIONAL DE CINEMA
Dia 04/07 - 16h00 – LOST & FOUND (Doug Walker)
               17h30 – THE COVE (Louie Psihoyos)
        Dia 05/07 - 16h00 – PROMISED LAND (Todd Morehead)
                            17h30 – MIND IN THE WATER (Justin Krumb)
INGRESSOS:

Inteira – R$ 40,00 / Meia – R$ 20,00Compre aqui e nas lojas Star Point e BillabongDIA 5 DE JULHO - Entrada Franca mediante a cadastro no site no evento   

Mais informações aqui.
Tecnologia do Blogger.