Como Ser Forte: Exemplo de ajuda e superação


"As vezes você só precisa de alguém pra desabafar."


Há poucos dias eu estava no facebook quando uma amiga curtiu uma foto de uma página chamada "como ser forte". De imediato abri por conta do icon, que era da Demi Lovato. E logo me maravilhei com tudo o que eu estava vendo! Descobri então um projeto maravilhoso que conta com o apoio de vários políticos e por trás dele está um rapaz que tem sonhos e objetivos a alcançar, mas mesmo assim ele parou de pensar em si mesmo e começou a pensar nas outras pessoas.

Como Ser Forte conta com mais de 13 mil likes na fan page do Facebook e diversas visualizações no tumblr. Eu bati um papo com o Darley Lucas, criador e administrador do projeto, espero que curtam o nosso bate papo.

Bruna M Almeida: Me conta como surgiu a ideia de criar o projeto

Darley Lucas: Bem, a ideia surgiu desde quando eu vi o vídeo do meu maior ídolo da minha maior inspiração , Man In The Mirror (Michael Jackson), aonde tinha umas partes da canção que estava me tocando muito
"Eu vejo as crianças nas ruas
Sem o suficiente para comer
Quem sou eu para estar cego
Fingindo não perceber suas necessidades"
"Estou começando com o homem no espelho
Estou pedindo a ele que mude seus modos
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça uma mudança"
e tipo, eu andei pensando melhor, e acabei criando o projeto..
mas como? a ideia mesmo pro nascimento do COMO SER FORTE?
Bem.. Eu já sofri com problemas de automutilação, e problemas com depressão.. então, eu sempre estive cercado diante várias fã-base, por ser dono de várias páginas dedicada ao cantor Justin Bieber (do qual tbm sou fã)
então, as vezes eu deixava meus problemas de lado pra ajudar o próximo.. pra dar conselho.. várias pessoas vinha me pedir conselho e tal.. eu sempre estava lá ajudando elas..
então, um dia no tumblr.. eu pensei "pq eu não estou fazendo a mudança que eu tanto quero para o mundo?"
e pronto.. já despertou aquela vontade de criar o projeto..

Bruna M Almeida
faz quanto tempo que você tem o projeto?

Darley Lucas: 11 meses.. Eu também sou fã da Demi.. e assim, ela sempre me ensinou, então, eu fui pesquisando mais sobre a Demi.. e vi altos vídeos dela, e uma entrevista que me inspirou muito.. aonde ela mostra a tatuagem dela "stay strong". Então, já caiu aquela criatividade do nome "como ser forte" "stay strong..fique forte"

Bruna M Almeida: Você disse que sofria com problemas de automutilação (eu tb!), como você ficou tão forte ao ponto de ajudar as outras pessoas? como conseguiu superar tudo isso?

Darley Lucas: Bem, eu não me ajudava sabe? eu não ligava muito para 'os MEUS problemas' eu me focava muito em ajudar as outras pessoas a parar com aquilo.. e eu superei isso vendo o avanço do Como Ser Forte, vendo o quanto ele estava ajudando as pessoas..

Bruna M Almeida: Você procurou ajuda médica ou foi força de vontade apenas que te fez sair da pior e hoje estar ajudando a todos?

Darley Lucas: Foi força de vontade, foi vendo meus amigos falando "você não está só te deixando mal, você está deixando todos nós tristes com essa situação" e eu jamais aceito o fato de deixar ainda mais amigo meu triste, e foi minha grande força de vontade de curar o mundo também, eu tenho esse sonho e esse desejo, eu não posso destruir isso..

Bruna M Almeida: Parabéns por isso! de verdade!
você imaginava que sua ideia chegaria a essa dimensão enorme que está?

Darley Lucas: Pra falar a verdade não.. eu fiz o projeto, criamos o tumblr e a página.. creio que dentro de 1 semana já estávamos com 8 mil curtidas na página, e mais de 20 mil visualizações no tumblr e 3mil visitas no blog.. todos os dias a média de 20 ask por dia..
pedidos de conselhos, pedidos de 'socorro' e até mesmo elogios

Bruna M Almeida: Teve alguma situação de alguma ask que você se emocionou? ou que foi muito marcante?

Darley Lucas: Todas asks tem alguma marcação na minha vida, pois ela foi direcionada ao meu projeto.. digamos que o pedido de ajuda foi feito lá, sinal que o projeto está conhecido e bem falado (digamos).. mas uma ask que me marcou muito foi quando eu pela primeira vez li "vocês salvou minha vida, muito obrigado"

Darley Lucas: tipo, eu chorei.. de emoção, ler aquilo sabe?

Bruna M Almeida: Imagino como deve ser bom ler isso, as vezes as pessoas precisam só de alguém que se importe

Darley Lucas: Foi muito significante na minha vida..
eu nem sabia como responder aquela ask..
e hoje em dia estamos desenvolvendo o projeto dentro da minha cidade e de escolas, tenho ajuda de altas autoridades da cidade

Bruna M Almeida: A equipe tem quantas pessoas?

Darley Lucas: Vereadores, prefeito..
bem, eu faço digamos que tudo lá na página.. sozinho, mas não posso deixa de lembrar da Victória e da Laryssa que da uma força lá na página e jamais esquecer da Paula Assunção e da Fulvia que são representantes do projeto aqui na cidade, fazem visita comigo no asilo e ajuda a arrecadar alimentos pra doação.

Bruna M Almeida: Todas passaram por algum problema também?

Darley Lucas: Não, eu cuido muito delas para não correr esse risco

Bruna M Almeida: Como foi pra você ter a ajuda de tanta gente importante no projeto? foi muito dificil?

Darley Lucas: Bem, eu conto com ajuda de algumas páginas.. não irei citar pq serei infeliz se esquecer de alguma.. mas foi bem complicado pois sou daqueles que quer conseguir sozinho, sem ajuda de ninguém.. mas tive uma conversa bem explicativa sobre o projeto, todos os donos de páginas acharam ótimo o projeto e quis ajudar de alguma forma.

Bruna M Almeida: Qual foi a parte mais difícil pra você? e a mais fácil?

Darley Lucas: a mais difícil foi quando decidi dar uma pausa no projeto, pois eu estava definitivamente sozinho lá.. sem ninguém, então tive que pausar o projeto por 1/2 meses.. mas, como a Demetria sempre me ensinou, me levantei como um arranha-céu e o projeto ta lindo e mágico depois que voltamos..

Darley Lucas: Parte mais fácil é ajudar o próximo, aliais tratando em 'ajudar o próximo' eu entendo perfeitamente.

Bruna M Almeida: Obrigada por emprestar um pouquinho do seu tempo pra falar sobre esse projeto lindo! Parabéns pra você e pra sua equipe pela dedicação, vocês fazem um trabalho lindo, se anos atrás eu tivesse essa ajuda, eu evitaria que muitas coisas tivessem acontecido. parabéns! tem alguma coisa que você queria falar pras pessoas que tem algum tipo de problema e acham que estão sozinhas?

Darley Lucas: Quero falar para essas pessoas, que elas jamais estarão sozinhas, e eu não to falando isso pra agradar elas ou coisas do tipo.. vivemos em um mundo gigantesco ainda existe neste mundo pessoas como eu, que gosta de ajudar o próximo, que dedica sua vida ao próximo.. eu vou a prova viva que o 'tempo' cura e resolve os problemas que nós mesmo criamos.. tudo é questão de tempo.. isso eu garanto. Eu que fico muito agradecido pela oportunidade, é uma pena não ter te ajudado a evitar alguns dos acontecimentos.. mas estamos ai disponível para ajudar, seja a situação.

"Eu amo tudo isso que faço, e eu nunca vou parar." - Darley Lucas



É isso gente, fiquei encantada com esse projeto e com a força de vontade dessa equipe maravilhosa para ajudar o próximo. Aqui em baixo eu deixarei o endereço da fan page no facebook pra vocês darem uma olhadinha.

Como ser Forte  (Facebook)
Tumblr
@comoserforte (instagram)

0 comentários