Açúcar: por que evitar?

foto: tumblr
Olá gleepers, estaremos dando inicio a um novo editorial sobre saúde aqui no blog, sempre que possível  vamos estar compartilhando com vocês artigos sobre saúde, receitas alternativas/saudáveis e etc.
Esses dias estava assistindo um programa no GNT, chamado "Bela Cozinha" e nesse dia, a apresentadora estava falando sobre porque evitar o consumo de açúcar branco, e fui pesquisar mais sobre isso e descobri muitas coisas sobre, que me deixaram assustada. Sou uma formiguinha em questão de comida. Sempre preferi doces, e na temporada de TPM eu simplesmente exagero MUITO. Sofro muito com enxaqueca, tenho dores de cabeça absurdas, e lendo sobre esse assunto eu descobri que muito dos sintomas que tenho, dores que sinto são causada pelo consumo em excesso do açúcar.
Engana-se quem pensa que o açúcar é só encontrado nos docinhos e chocolates, ele é encontrado em pães, frutas, arroz, álcool, macarrão e etc, e tudo isso em excesso acaba virando gordura. O açúcar é o único alimento destituído de qualquer tipo de nutriente, e o excesso dele causa aumento de colesterol e triglicérides, aumento de níveis de insulina, além do aumento da acidez gástrica. Ele também altera o PH do sangue, causando perda de fósforo, consequentemente perda de cálcio nos ossos e aumento de cálcio na corrente sanguínea.
O açúcar também está relacionado as alterações de humor e doenças psíquicas como a síndrome do panico e depressão, e para quem acorda com sono o açúcar é pior ainda, pois ele aumenta a sonolência. Fiz a experiencia de trocar o açúcar branco por açúcar orgânico no café que tomo todos os dias quando chego no escritório e fez uma diferença enorme. Eu chego no trabalho todos os dias as 8h30, preparo um copo de leite com café e sempre coloco 4 colheres de chá de açúcar (sim, eu sou muito exagerada no açúcar), e lá pelas 10h eu sinto um sono enormeeee, e depois que li sobre isso, troquei o açúcar comum, por 2 sachês de açúcar organico, e eu me senti muito mais bem disposta durante o dia, em nenhum momento tive sono. Diminui os doces e notei uma enorme diferença nas minhas crises de enxaqueca, e quero continuar diminuindo e evitando cada vez mais.
Espero que vocês se conscientizem do quanto açúcar em excesso faz mal para nossa saúde (aliás, tudo em excesso faz mal), logo mais postarei alternativas para driblar aquela vontade horrorosa de doce que temos durante a TPM, e espero que tenham gostado desse tipo de assunto aqui no blog.
Deixem sua opinião/sugestão/criticas nos comentários, porque é sempre bem vinda!!!

Beijinhos doces (adoçados com açúcar orgânico :P)


0 comentários