Ads Top

Sesc apresenta: '' O estranho cinema de Tim Burton''


Foto: Divulgação

Já ouviu falar de Tim Burton? O grande cineasta, faz grande sucesso em todas as bilheterias mundiais, com um estilo único e conhecido por todos.  Já que, Tim sempre arranja um modo de deixar sua marca em todas suas obras e o Sesc reconheceu isso e para explicar e homenagear esse grande diretor,  está promovendo de outubro a fevereiro de 2015 a mostra ‘’ O Estranho Cinema de Tim Burton’’,  que terá 16 filmes, sendo 3 deles apresentados em Cine Concertos, um curso sobre filmografia do diretor, um curso prático sobre técnicas de animação e por fim uma oficina de Stop Motion que é voltada para o público infantil. E o mais importante , todas as atividades serão gratuita.

Anote em sua agenda! Todos os filmes serão exibidos todas as terças feiras ás 20 horas,  já o curso que será ministrado por Luis Carlos Pavam e Careimi Ludwig vão acontecer nas quintas no horário de 19:30 e será no período de 27 de novembro a 11 de dezembro. E as oficinas para as crianças,  vão ser ministradas por Luis Lopes Filho e ocorrerá de de 11 de outubro a 20 de novembro, todos os sábados ás 15 horas.

Tim Burton  é um dos diretos mais conhecidos pela sua inovação e diferença no cinema da atualidade. Todos os seus filmes são caracterizados por melancolia, um humor acido e muita ousadia.  Aposto que já ouviu falar ou até mesmo já assistiu filmes como: A noiva Cadáver, Alice no pais das Maravilhas, Os Fantasmas se divertem.
Então se curte cinema e adora o Tim não pode perde essa, acompanhe a agenda de filmes abaixo:
Filmes | Terças, às 20h | Teatro | Grátis

Os fantasmas se divertem | 07/10 | 16 anos.
Beetle Juice, 1988. Cor, 92 min.
Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) são um casal recém falecido que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. Por esse motivo contratam os serviços de Beetlejuice (Michael Keaton) para apavorar os moradores, mas logo a situação foge do controle.

Batman | 21/10 | Livre.
Batman, 1989. Cor, 125 min.
Em Gotham City o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Porém, surge o vilão Coringa (Jack Nicholson), que decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

Ed Wood | 28/10 | Livre.
Ed Wood, 1996. Cor, 125 min.
Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Foca nos relatos dos anos 50, quando o diretor se envolve com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produz filmes de péssima qualidade, que o faz entrar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

Marte Ataca! | 04/11 | 14 anos.
Mars Attacks!,  199. Cor, 106 min.
Os marcianos invadem nosso planeta, matando e destruindo tudo no caminho, pois acham bem divertido e querem transformar a Terra em um parque de diversões. Se ninguém achar uma maneira de detê-los, a raça humana está condenada ao extermínio.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça | 11/11 | 18 anos.
Sleepy Hollow, 2000. Cor, 105 min.
Em 1799 uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito pouco usual de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas | 18/11 | Livre.
Big Fish,  2003. Cor, 125 min.
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed - já velho -  é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed.

A Noiva Cadáver | 25/11 | Livre.
Corpse Bride, 2005. Cor, 77 min.
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Entretanto, Victor se casa acidentalmente com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

A Fantástica Fábrica de Chocolate | 02/12 | Livre.
Charlie and the Chocolate Factory, 2005. Cor, 116 min.
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras dos chocolates Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet | 09/12 | 16 anos.
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2008. Cor, 116 min.
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Retorna à cidade ávido por vingança usando o nome de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Bonham Carter). O grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

As Grandes Aventuras de Pee-Wee | 13/01 | Livre.
Pee-wee's Big Adventure,1985. Cor, 90 min.
O esquisitão Pee-Wee (Paul Reubens) é uma criança presa no corpo de um homem que acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando parte em busca do seu bem mais precioso: sua bicicleta. Esta, que fora roubada em plena luz do dia, desapareceu na imensidão dos Estados Unidos, e Pee-Wee vai percorrer o país para tentar achá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras: motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso.

Sombras da Noite | 20/01 | 14 anos.
Dark Shadows, 2012. Cor, 116 min.
Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros.

Frankenweenie | 27/01 | Livre.
Frankenweenie, 2012. Cor, 87 min.
Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas seu melhor amigo volta com hábitos um pouco diferentes.

Batman - O Retorno | 03/02 | Livre.
Batman Returns, 1991. Cor, 126 min.
Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário (Christopher Walken) tenta transformar Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado e abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que tem dupla personalidade. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman.

Cine Concerto | Terças, às 20h | Teatro | Grátis
As sessões de Cine Concertos procuram criar um diálogo entre universo musical e cinematográfico através de experimentações sonoras.

Edward mãos de tesoura, com Coletivo Abaetetuba | 14/10 | 14 anos.
Edward Scissor Hands, 1990. Cor, 105 min.
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor e que  possui apenas enormes lâminas no lugar delas.
O coletivo Abaetetuba, fundado em 2004, surgiu na capital de São Paulo pela iniciativa de músicos interessados pela música de improvisação livre. O processo musical do grupo busca novas experiências sonoras, através de instrumentos musicais oriundos da cultura folclórica brasileira, medieval, japonesa, européia e de criação própria.

O Estranho Mundo de Jack, com Trupe Chá de Boldo | 16/12 | Livre.
The Nightmare Before Christimas, 1993. Cor, 75 min.
Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas Jack se mostra cansado de fazer aquilo repetivamente. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta até encontrar a Cidade do Natal.
Formada entre 2005 e 2006, em São Paulo, a Trupe Chá de Boldo surgiu como uma banda festiva, de som eclético e carnavalesco

Alice no País das Maravilhas, com GEM e Naná Vasconcelos | 10/02 | Livre.
Alice in Wonderland, 2010. Cor, 108 min.
Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).
O Grupo Experimental de Música (GEM) integra em seu trabalho música, lutheria e a artes-visuais. Os integrantes trabalham com diversos tipos de materiais divididos em orgânicos e sintéticos.
Naná Vasconcelos é um músico brasileiro, considerado referência em instrumentos de percussão.


Acompanhe também os cursos:

Curso | Grátis
O estranho mundo de Tim Burton | 27/11 a 11/12. Quintas, das 19h30 às 21h30 | Sala de Múltiplo Uso III | Livre.
Visual único, melancolia, persongens exóticos e humor ácido: estas e outras características definem a obra de Tim Burton. O curso, realizado em 4 aulas, tem como objetivo explorar a vida e obra deste diretor, aprofundando-se em seu imáginario e universo únicos. Os interessados devem se inscrever a partir de 01 de novembro na Central da Atendimento da Unidade Santana.
Luis Carlos Pavan é produtor e pesquisador da História do Cinema e Careimi Ludwig Assmann é produta cultural e mestre em Comunicação e Semiótica.

Técnicas de animação | 08/10 a 12/11. Quartas, das 19h30 às 21h30 | Internet Livre | Livre.
Ministrado por Eliseu Lopes Filho, esse curso prático objetiva apresentar e explorar técnicas de animação, passando por seus fundamentos, elaboração de roteiro, stop motion, técnicas experimentais e processos de composição.
Eliseu Lopes Filho é mestre em Comunicação e Semiótica, atuando como diretor, montador, produtor e professor adjunto da FAAP e professor da PUC SP. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em Cinema, principalmente em animação, efeitos especiais, videografismo, direção e montagem.


Oficina | Sábados, das 15h às 18h | Internet Livre | Grátis
Animação em stop motion | 11/10 e 20/11. Sábados, às 15h | Livre.
A partir do universo de Tim Burton, essa oficina, voltada ao público infantil, pretende apresentar de modo lúdico e prático as técnicas de animação stop motion. Os participantes serão convidados a modelarem e animarem seus personagens, criando pequenos filmes.
Eliseu Lopes Filho é mestre em Comunicação e Semiótica, atuando como diretor, montador, produtor e professor adjunto da FAAP e professor da PUC SP. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em Cinema, principalmente em animação, efeitos especiais, videografismo, direção e montagem
 


  

Tecnologia do Blogger.