As 5 cataratas mais bonitas do mundo.


Oi gentee! Esse final de semana o pessoal do grupo ARQUITETURA/DESIGN/DECORAÇÃO resolveu falar sobre a água de diferentes modos e eu fiquei com a parte descontraída, mas sem esquecer a importância dela em nossas vidas. 

Bom, hoje veremos as 5 cataratas mais bonitas do mundo:

• Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu, Brasil/Argentina.





A palavra Iguaçu significa "água grande". As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.
Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Se canalizassem um pouquinho dessa água e mandassem pra São Paulo já estaria bom, né não? Hahaha 

• Cataratas do Niágara em Niagara Falls, Estados Unidos/Canadá.



Há três quedas, uma, em forma de arco, a Horseshoe (ferradura de cavalo) é a mais conhecida e é dividida entre os Estados Unidos e o Canadá. Uma outra, de perfil mais reto e com rochas lançando-se sobre as espumas brancas, fica do lado norte-americano e é conhecida como Americanas. A terceira, muito menor, dominada pela vizinha Americanas, é chamada de Bridal Veil. Em bom português a tradução é Véu de Noiva. Ou seja, são tão criativos como nós na hora de batizar uma cachoeira. As cataratas ficam ainda mais incríveis no inverno, quando congela.

E siiiiiiiiiiiim gente, são as cataratas do épico episodio de Pica-pau! Hahahaha
Pra quem não sabe, no episodio, Pica-pau desce essas cataratas dentro de um barril!

• Cataratas Victória, Zâmbia/Zimbabwe.


É a maior queda-d’água da África, com uma vazão média de 1 milhão de litros por segundo. Localizada no rio Zambezi,entre a Zâmbia e o Zimbabwe, seu tamanho também impressiona: 1,7 km de largura e altura entre 61 e 128 m. 
Além da beleza incontestável, a cachoeira guarda duas curiosidades. A primeira é que ela é conhecida como “Mosi-ao-Tunya” no idioma local (“fumaça que troveja” em português). A segunda, é que ela foi encontrada em 1855 pelo explorador escocês David Livingstone, que a batizou em homenagem à rainha Vitória. Prova de que natureza também é cultura!

Gente, vou confessar que sofri pra escrever esses nomes! Hahahaha 

• Cataratas de Yosemite, Califórnia, EUA



O Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada, Califórnia, abriga as quedas-d’água mais altas dos EUA, com 739 m de altura. A atração engloba um conjunto de três cachoeiras, que contam com uma grande vantagem para os menos aventureiros ou pouco preparados fisicamente, já que o acesso a elas é considerado fácil. E aqui vai uma dica: prefira visitá-las no final da primavera, quando o fluxo de água está em seu pico.

Me levem pra Califórnia, plisssssss!

Cataratas Yellowstone, EUA


Duas grandes cachoeiras são as atrações do Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, nos EUA. As quedas superiores têm 33 m de altura, e as inferiores, 94 m, enquanto a largura é estreita, com apenas 22 m. Um antigo e imponente cânion de 304 m de altura cerca as quedas-d’água, que chegam a atingir o volume de 240 m³ por segundo durante o escoamento de pico.


E depois de todas essas belezuras, com a falta de água e calor no Brasil, me digam se não dá vontade de visitar catarata a catarata!?

Bom gentee, é isso! Espero que gostem! 



E não se esqueçam de preservar a nossa água, já que não é todo estado que tem uma catarata! Não pense só em você, pense no seu futuro, nos seus filhos, netos e bisnetos! Economize, reutilize, poupe! 

Grandes beijos!


*Fotos e informações: Google
*A ordem das cataratas não estão classificadas por ordem de preferência. 


Ana Júlia Briganti Bezerra 

0 comentários

Muito obrigado pelo seu comentário! Não deixe de curtir as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!!