Ads Top

Ixiii... Gravidez na adolescência... Mas e agora?


Gravidez na adolescência acontece por falta de orientação em casa, porque hoje em dia na mídia tem muitas coisas sobre o assunto. Acontece indesejavelmente e geralmente na primeira vez, a garota é induzida pelo companheiro a ter a primeira relação sexual, sem camisinha e a convence que não precisa tomar nenhum anticoncepcional, acaba acontecendo o indesejável o que faz arruinar todos os planos do futuro tanto do garoto quanto da garota.

Para evitar isso:
É necessário ter confiança dentro de casa;
Diálogo; 
Saber mais sobre os métodos contraceptivos 
E acima de tudo, respeito e limite ao seu próprio tempo quanto ao início de atividade sexual. 

Caso aconteça...
As etapas de uma gravidez – tanto planejada ou não – exigem cuidados de saúde da mãe e bebê, pois os riscos em gravidez na adolescência são maiores, e por isso necessitam de assistência médica desde o início. Pré-natal, acompanhamento terapêutico, apoio familiar e bem estar pessoal são fundamentais para a vida da jovem.


E pelo fato da adolescente engravidar, as vezes acontece algo horrível, que é a expulsão de casa e para não deixar essas garotas que estão em gestação nas ruas, existem as ONG's:
ONG Lua Nova
ONG Graviteen
Grupo de apoio a mães adolescentes
ONG virtual
Lembrando que aborto, é crime!

A adolescência é uma fase confusa, cercada de incertezas, modificações corporais e psicológicas. Busca pela liberdade e independência familiar, rebeldia, conflitos na própria aceitação, etc. Adolescência corresponde as seguintes faixas etárias: 15 a 24 de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 10 a 20 anos de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde)  e 11 a 18 anos de acordo com a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A transição da fase infantil para adulta, tem várias transformações, dentre elas a puberdade, que é as alterações no corpo tanto no corpo feminino, quanto masculino. Nos dois organismos acontece as primeiras etapas de reprodução humana, inicia-se amadurecimento do comportamento pessoal e atratividade pelo sexo oposto, querendo então ter contato com a sexualidade.

Se você não tem contato com seus familiares sobre isso, procure na internet, fale com um amigo. Só não deixe de aproveitar sua adolescência, para cuidar de um futuro adolescente. Caso engravide, tenha.. Pois aborto, é crime.

Beijos,
Bia França
Tecnologia do Blogger.