Entrevista: Bruna Nogueira no lançamento de seu livro



Na última sexta-feira (27/03) aconteceu na Livraria Cultura em São Paulo o lançamento do livro da top maquiadora Bruna Nogueira, o Hollywood Makeup Lab. Ela faz parte da Union – grupo da elite dos maquiadores de Hollywood. A brasileira também é uma das responsáveis pela caracterização de séria americana Teen Wolf, que conta a história de um adolescente (Scott McCall, interpretado por Tyler Posey) que se transforma em lobo e também conta com a participação de diversos seres sobrenaturais. Bruna já trabalhou para vários outros filmes e séries conhecidos e também criou o Hollywood Makeup Lab, um workshop.



O Gleep esteve lá para prestigiar a querida Bruna com o lançamento de seu primeiro livro e ela nos contou várias coisas em uma super entrevista. Confira:

GLEEP: Você sempre quis ser maquiadora?
Bruna Nogueira: Eu nunca imaginei em ser maquiadora. Quando eu era jovem, gostava de brincar com cores e com tecidos, – minha mãe era costureira – mas eu queria trabalhar com cinema. Com 11 anos fui assistir ao filme E.T. e falei: ‘’É isso que eu vou fazer na vida, vou trabalhar com cinema. ’’ A maquiagem surgiu quando me mudei para os Estados Unidos acompanhando meu filho e não sabia o que ia fazer, não sabia falar a língua e tinha que ter uma profissão. Eu nunca gostei de trabalhar para ninguém, sempre tive minha própria profissão, - por exemplo, já trabalhei no Museu da Imagem e do Som – e sempre amei cinema, mas seria uma pretensão minha achar que iria trabalhar no cinema americano, porque é outro planeta. Porém, dentro da maquiagem eu descobri o mundo do cinema e decidi que era isso que ia fazer, batalhei para me tornar Union e foi assim que começou. Acho que a arte já estava dentro de mim. 


Como foi quando começou trabalhar em Hollywood, quando de repente você se viu trabalhando com maquiadores renomeados em filmes e series?
A minha batalha foi tão grande, trabalhar todos os dias. Consegui um primeiro filme, com esse fiz sete filmes com a mesma produção. Em três anos eu fiz mais de trinta filmes, então foi um atrás do outro. E o que eu queria mesmo era fazer parte da Union, quando eu me tornei parte estava sozinha, porque as pessoas com quem eu trabalhava não era Union, então foi ai que criei o Hollywood Makeup Lab, que seria 10 dias intensivos de workshop ensinando quem não sabe fazer, por exemplo, careca, e o que está no livro que é exatamente o que eu ensino lá. Eu propus que se eu desse emprego para os maquiadores que estão no set, eles me dariam uma chance lá. Foi uma troca que eu criei, porque acho super válido. E eu pensei ‘’vamos dividir’’ e foi isso que aconteceu e graças a Deus virou um livro. Por isso que é legal o Hollywood Makeup Lab, porque você vai conhecer os maiores maquiadores que trabalham dentro dos sets de Hollywood.

O que você sentiu quando foi convidada para escrever o Hollywood Makeup Lab?
Nunca imaginei de escrever um livro, porque nunca tirei A em Português muito menos em Inglês. Eu disse para a pessoa: ‘’Você tem certeza? Escolheu a pessoa errada, tem tantos profissionais para escrever o livro. ’’ E ela disse que não, porque o meu Hollywood Makeup Lab era perfeito, os 10 dias de workshop se tornariam a peça chave de cada página. Daí eu disse que o mais difícil seria escrever, eu precisaria de uma escritora, mas ai veio a Diane colaborar comigo e juntas fizemos esse livro. Eu acredito que meant to be, meant to be, era pra ser. Às vezes as pessoas batalham por um monte de coisa na vida e fala que nada dá certo, mas é porque não amam, quando ama aquilo que faz as coisas vêm na sua direção. Eu acreditei no meu sonho e fui atrás dele. Eu criei o Hollywood Makeup Lab por um necessidade de arrumar emprego dentro de Hollywood, fiz tantas coisas boas, doei de mim também, e não foi só conseguir trabalhar nos grandes filmes, mas também Deus, a energia, sou uma pessoa humilde, carinhosa e atenciosa e estudei muito, porque quando a hora chega tem que estar preparado. E fui quando eu abracei e deu certo. É incrível escrever um livro e pensar que é apenas um livro, mas hoje é considerado uma bíblia do cinema americano


Tem algum sonho que você ainda não realizou e quer realizar em breve?
Eu tenho muitos sonhos, nunca paro de sonhar. Tenho uma lista enorme, mas nesse momento estou me dedicando muito para esse livro, estou muito feliz também para a universidade que estou construindo no Paraguai e talvez em breve trazê-la para o Brasil. Tem muitas coisas boas acontecendo e vindo nessa direção. Por incrível que pareça me tornei maquiadora e nove anos depois escritora, nunca imaginei que ia escrever um livro. E agora virou uma universidade. Eu sou uma pessoa completamente tímida, falar ao vivo é muito difícil, mas ao mesmo tempo tenho que me concentrar e pensar que se tenho que estar nesse lugar e passar essa mensagem, então tenho que fazer corretamente. Vou me preparar, me concentrar e fazer. 

0 comentários

Muito obrigado pelo seu comentário! Não deixe de curtir as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!!