Ads Top

#EDUCAÇÃO: 7 dicas para estudar e aprender

Foto: imgarcade

   Todos nós sabemos como é difícil estudar para uma prova, agora imagina estudar a semana inteira para todas as matérias. Não é fácil a vida de um estudante, porém essas sete dicas que estaremos lhe dando hoje promete te ajudar muito nos estudos, tanto na semana de prova, quanto para as próprias aulas propriamente ditas.


1#: A melhor maneira de aprender algo é ensinando 
Na maioria das vezes quando o professor explica algo, pelo menos um amigo seu não vai entender e terá preguiça de pesquisar (para ele será mais fácil perguntar a um colega do que perguntar ao professor), pode ser que você seja a escolhida dos seus amigos para os ajudar. O ato de você pesquisar, ir atrás e ensinar, faz com que você aprenda enquanto está ensinando, por vezes você não sabe 100% da matéria, mas por querer ajudar, acaba conhecendo 200%. Então sempre lembre: Quem ensina aprende mais.


2#: Descubra em que horário você é mais produtivo 
Essa dica parece ser simples mas definitivamente não é. Já pensou estudar depois daquele cochilo da tarde, ou começar a estudar as seis horas da manhã? Isso realmente não vai te ajudar em nada, na verdade pode até atrapalhar. Todos nós temos um ritmo de estudo, só precisamos encontra-lo, se pelas manhãs você é mais produtivo te aconselho a estudar de manhã até porque o que você estudou irá ser fixado na sua memória muito mais fácil. Porém, como nem todos temos os mesmo horários produtivos, o mais prático a se fazer é criar um hábito de estudos, e ver os horários que você é mais produtivo para se acostumar com sua nova rotina... Olha, mas isso demora para acontecer, o tempo em média que o nosso cérebro demora para se acostumar com novos hábitos é cerca de 21 dias, então vamos começar com isso hoje viu?!


3#: Pratique o que aprendeu
Isso realmente é muito importante para nós estudantes, mas tenho certeza que você leitor não faz isso. Um exemplo clássico de praticar o que aprendeu é fazendo os deveres de casa no mesmo dia que foi explicado a matéria, sei que parece ser muitooooo chato, mas com isso o que foi nos ensinado irá ser guardado em nossa memória e na hora de estudar para as provas, você verá que realmente adiantou tirar alguns minutos ou horinhas para fazer suas tarefas. Praticar o que foi dito em sala também é muito importante, afinal ninguém aprende Química, Física ou Matemática só com teoria, então pratique. 


4#: Tenha objetivos definidos para aprender
Muitas pessoas vêm os estudos como algo chato ou até mesmo desnecessário, mas o grande problema da maioria dessas pessoas é o fato de não saberem o porque de estarem estudando. Então tenha sempre um objetivo, sabemos que as vezes a preguiça toma conta  até mesmo para pegar o livro ou o caderno para estudar, mas lembre-se o porquê de estar fazendo aquilo, ou porquê você quer entrar em uma boa faculdade, ter um bom emprego, enfim SEMPRE tenha um objetivo para aprender. Estudar nunca será em vão!


5#: Faça atividade física
Para você que pensou que atividade física é só para quem quer ficar em forma, sinto-lhe dizer que você esta totalmente errado. A atividade física além de ajudar em nossa saúde também é um grande aliado dos estudos, alguns minutos de exercícios pode ajudar você na criatividade, no aprendizado, na concentração e na memorização. Então saia do sofá e vá praticar esporte, nem que seja 10 minutos, porque esse pouco tempo você terá grandes resultados.


6#: Tome banho para relaxar e se concentrar melhor
Tenho certeza que essa dica muitas pessoas vão adorar (ao menos que você seja um Cascão da vida), o banho tem o poder relaxante, isso ajuda muito na hora de por a mão na massa. Tanto os banhos frios, quanto os quentes, mas tem suas diferenças:

6.1#: Banho Frio: Estimulante e revigorante, o banho frio pode ser usado em caso de desanimo e desmotivação. Um boa água fria é capaz de deixar sua mente aberta para os estudos.

6.2#: Banho Quente: Altamente relaxante, esse banho é ideal para casos de estresse, onde sua mente esta inquieta e desconcentrada. A água quente irar ajudar a deixar sua mente pronta para o aprendizado. 


7#: Escreva para aprender mais fácil 
Com o Whatsapp, Facebook, Twitter e tantas outras redes sociais muitos jovens e adultos, esqueceram totalmente o caderno, e isso é um GRANDE erro. O ato de escrever pode ser seu grande aliado na hora dos estudos, isso irá te ajudar a personalizar o conteúdo e aprender melhor. Faça resumos, anotações em livros, grife textos, faça o que for necessário, mas use seu lápis e caneta (abandone um pouco o mundo virtual por que ele pode tirar a sua atenção).


Agora é a sua vez de por em prática, porque realmente não adianta só ler e não mudar seus hábitos.
Escolha uma dica e comece a coloca-la em prática, depois volte aqui nesse posts e nós conte o que você achou, se houve mudanças, se melhorou as notas e se ajudou você realmente na hora dos estudos.
Tecnologia do Blogger.