#ENEM: Em aplicativo, estudantes podem estimar a Nota Enem, que só será divulgada oficialmente em janeiro

Aplicativo para celular Quero Minha Nota! entrega gratuitamente Nota Enem, calculada com metodologia semelhante a do Exame (TRI).
Imagem: Divulgação
 
Ao contrário do que muita gente pensa, a nota do Enem não vai de 0 a 1000 e não pode ser calculada a partir da soma dos acertos no gabarito. Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração e correção das provas.
Com a metodologia, as questões ganham pesos distintos de acordo com seu grau de  dificuldade. O mecanismo detecta chutes e atribui pesos diferentes a uma mesma questão, dependendo do aluno. Dessa forma, dois alunos que acertaram o mesmo número de questões podem tirar notas completamente diferentes - e ficariam sabendo disso só em janeiro do ano que vem. A Nota Enem é utilizada para avaliar os candidatos nas universidades que adotam o SiSu (Sistema de Seleção Unificada).
Imagem: Divulgação
   O Quero Minha Nota!, lançado na semana passada, estima a Nota Enem com cálculos sofisticados semelhantes aos da TRI. Os alunos fazem o download do aplicativo e conferem o gabarito pelo celular. A partir das respostas de milhares de estudantes é possível estimar a Nota Enem.
"Quanto mais estudantes baixarem o aplicativo, mais precisa será a nota calculada. A partir de um certo número, a projeção fica bastante próxima dos resultados oficiais, que só sairão em janeiro", declara Ricardo Madeira, sócio da Tuneduc, empresa responsável pelo app. “Um dos momentos de maior angústia e ansiedade dos alunos acontece após prova, enquanto aguardam o MEC disponibilizar a nota. Foi daí que surgiu a ideia do app”, completa.
  O aplicativo, fruto da parceria da Tuneduc com a Folha de S.Paulo, é grátis e está disponível para download nas plataformas Android, iOS e, em breve, web. Para baixar e saber mais, clique aqui.


0 comentários

Muito obrigado pelo seu comentário! Não deixe de curtir as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!!