Ads Top

Porque fazer lição de casa??

Foto: A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

Eu assim como vocês, odeio fazer as tarefas escolares porque realmente elas parecem não ter nenhum sentido, apenas o de infernizar nossa vida. Mas como nem sempre estamos certos das coisas, as lições de casa tem sim, seus "objetivos".

As lições de casa não servem apenas para dar continuidade ao nosso aprendizado em sala de aula, mas ela também ajuda os estudantes a terem um pouco mais de compromisso com os prazos dados, (por mais que alguns ainda não tenha esse compromisso), ajuda a organizar nosso tempo de estudo, e nós traz a curiosidade de buscar conhecimento em outros lugares, como livros e internet.   

Além da lição de casa ser muito importante para os alunos, ela também é importante para pais e professores, Porque? Fácil.

Para os pais a lição de casa é uma maneira de acompanhar o que o seu filho está aprendendo na escola.Para o professor é fundamental,pois ajuda ele a construir autonomia, e estabelecer uma rotina para melhorar sua capacidade de organização.

Agora a grande pergunta (TÃTÃTÃ), Quanto tempo devemos gastar para fazer uma lição de casa? Essa era uma grande questão para mim, até que eu achei em um site o seguinte:

"Isso depende muito da idade do estudante. Até a metade do Ensino Fundamental II, o que equivale ao 7º ano, uma hora por dia é o suficiente, segundo Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. A partir do 8º ano, e principalmente, depois, no Ensino Médio, a quantidade de conteúdo aumenta e, então, o tempo ideal passa a ser de cerca de duas horas por dia. "Mas a lição de casa é uma atividade complementar, de apoio, não pode tomar uma tarde inteira", explica Luciana. Por isso, se a escola estiver exagerando na lição de casa, talvez seja o caso de os pais conversarem com os professores sobre a questão. Crianças e adolescentes precisam ter tempo para atividades extracurriculares, para praticar esportes, para brincar e até para não fazer nada. O ócio faz parte do desenvolvimento saudável dos jovens."

Então não precisa ficar igual um louco fazendo suas tarefas, apenas tire um tempo para resolve-las. 

Citação: educarparacrescer
Tecnologia do Blogger.