Saiba como preparar o corpo e a mente para o vestibular

Além dos estudos em dia, dormir bem e manter uma alimentação equilibrada fazem toda a diferença para o bom desempenho durante as provas
Imagem: ospapyrus

   O mês de novembro chegou e com ele, foi dada a largada para a maratona dos vestibulares em todo o País. Estudantes que se prepararam o ano inteiro enfrentam nesta época do ano o momento decisivo de suas carreiras profissionais. Para que o sonho de ingressar numa universidade seja realizado, tudo deve estar em ordem: os estudos em dia, o corpo e a mente relaxados e, tão importante quanto os outros aspectos, a alimentação equilibrada.
   Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI –, separou algumas dicas essenciais que podem ser aproveitadas na noite anterior e no dia da prova. Confira:

Dormir bem
Primeiramente, é ideal que se tenha um sono de qualidade na noite anterior ao vestibular. A melhor estratégia é moderar o consumo de alimentos “pesados”, geralmente ricos em gorduras e que dificultariam a digestão. Evitar feijoada, hambúrgueres, churrasco e bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, alguns tipos de chá e refrigerantes.

Café da manhã
No dia da prova, o café da manhã ideal é composto por alimentos de fácil digestão, que forneçam energia e promovem saciedade. Frutas em geral, pães e cereais integrais, biscoitos integrais, iogurtes e queijo magros fornecem carboidratos, proteínas, gorduras boas e vitaminas (como as do complexo B e a C) na medida certa. 

Para o almoço
Já no almoço, dê preferência para carnes magras, como o peito de frango e peixes, macarrão com molho vermelho e legumes cozidos. Evite consumir frituras e outras preparações muito gordurosas, que podem causar mal-estar e são difíceis de digerir. Uma dica de ouro é ingerir alimentos que já fazem parte do seu hábito alimentar: comidas exóticas ou muito diferentes do que seu organismo está acostumado podem causar algum tipo de reação negativa e prejudicar o desempenho.

Durante a prova
Prepare um lanche equilibrado, leve uma garrafinha com água para manter a hidratação e evite levar bebidas açucaradas e ricas em cafeína, que podem causar dor de cabeça. Frutas como maçã e banana são práticas, fornecem energia rapidamente, fibras, além de ajudarem a evitar dores de barriga por nervosismo. Um ótimo estimulante e válvula de escape para a ansiedade durante a prova é o chocolate amargo. Com 70% de cacau, ajuda na concentração e a “matar” a vontade de doce. As nozes, castanha-do-pará e amêndoas são fontes de gorduras boas (poli-insaturadas), que ajudam no raciocínio e também promovem a saciedade. Caso sinta muita fome durante as longas provas, prepare um lanche natural, com pão de forma integral, alface, cenoura ralada, peito de frango desfiado e uma fatia de queijo branco. 

Para Beatriz a dica mais importante é evitar os extremos. “Não é recomendado fazer a prova sem se alimentar previamente. Isso pode causar hipoglicemia – um quadro de baixa concentração de glicose no sangue –, que leva a sonolência, fraqueza, dor de cabeça, menor nível de concentração durante a prova e a própria fome, que pode causar irritabilidade”. A nutricionista também ressalta que comer muito antes e durante o vestibular faz com que o organismo concentre toda energia no processo digestão, o que também pode causar sonolência e diminuir a concentração.

Boas provas!

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