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#SAUDE: Dicas para uma dieta saudável no verão

O verão é a estação do ano preferida entre os brasileiros. Todos querem aproveitar as altas temperaturas e reluzir o tão esperado bronzeado, mas sabia que seu corpo necessita de cuidados especiais? Com a chegada do calor devemos incorporar a dieta alimentos com alto conteúdo de água, vitaminas, minerais e fibras, que ajudarão a limpar o organismo aumentando seu estado de ânimo e bem-estar. Mas você sabe que tipo de alimentos deve consumir? Para nos ajudar a nutricionista Kamylla Garbuio respondeu algumas dúvidas comuns nesta época do ano.

1. Quais os alimentos recomendados para consumir no verão? Por quê? 
Procure ingerir alimentos mais leves e nutritivos como sanduiche natural (frango ou atum); legumes e verduras também são mais fáceis de serem digeridos, comparados aos aperitivos encontrados a beira mar. Se alimente bem deles pelo menos no almoço e jantar; coma muitas frutas ou até mesmo o suco delas (melancia, melão, kiwi); já a água de coco 
é considerada um isotônico natural, porque apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais.

2. Nesta época do ano o corpo desidrata mais facilmente, que proporção de líquidos devemos ingerir?

Realmente no calor, devido à transpiração, precisamos nos reidratar mais. A ingestão média seria de no mínimo 35-40ml por Kg de peso. Caso fique exposto ao sol por mais tempo, procure cuidar e ingerir mais líquidos. Devemos lembrar que frutas e verduras também possuem água em sua composição e devem ser consideradas como alimentos hidratantes.

3. No verão é comum comer fora de casa, um aperitivo em um barzinho ou na praia. Que cuidados devemos ter ao ingerir este tipo de produto?
Cuidado sempre com os alimentos que são vendidos à beira mar, pois não há segurança do local e higiene de manipulação do mesmo, podendo ter um grande risco de contaminação bacteriana e causar intoxicação alimentar. A mesma dica fica para os alimentos crus. Decidiu comer um "japa food", procure um restaurante e local de confiança. Trocas simples já podem ajudar: troque o camarão frito pelo feito "ao bafo", peixe frito pelo assado ou até mesmo uns churros de doce de leite pelo picolé de frutas, salgados pelo sanduíche natural. 

4. E na hora da sobremesa o que recomenda?
Gosto muito de uma receita feita com banana congelada (coloque em um processador até que ela vire um creme) que fica em ponto de sorvete. Divirta-se e invente opções acrescentando cacau, canela ou castanhas a massa.

5. Qual a melhor hora e que tipo de esporte devemos praticar no verão
É importante levar em conta que quem se exercita ao ar livre, em ruas, parques, deve evitar o horário de sol ou calor muito forte e também levar em conta a alimentação. Opte por esportes aquáticos ou até mesmo corridas ao ar livre. Ponto importante: procure um profissional da área (educador físico) antes de iniciar as atividades.

6. Existe mais alguma dica ou conselho que devemos seguir no verão? 

Coma em horários regulares, faça as 3 refeições principais e sempre leve um lanchinho para os intervalos; procure comer bem durante o dia todo, deixe para escapar da dieta quando sair para jantar em algum restaurante diferente e experimentar coisas novas; equilíbrio é a chave do negócio, faça escolhas inteligentes e tente praticar atividade física todos os dias.

Quer preparar um suco refrescante neste verão?


Então confere esta receita da nutricionista Kamylla Garbuio:

Ingredientes:
- 1 folha picada de couve-manteiga.
- 4 cubos médios de abacaxi.
- 100 ml de laranja (meio copo americano).
- 10 folhas de hortelã.
- cubos de gelo.


Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador por aproximadamente 30 segundos e depois é só servir.


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