Ads Top

#DICA: 8 formas para não procrastinar

Sabe aqueles dias que você está cheio de coisas para fazer, porém não sabe nem por onde começar e acabamos enrolando, deixando para depois e no final não cumprimos com o dever? As redes sociais, filmes, TV, e até mesmo a mosca na parede, são mais importantes do que tudo que precisa ser feito.
Pois é, esse ato é a procrastinação.
Imagem: Spartacus
A BigCase, uma empresa com o DNA jovem, focada em promover o encontro entre universitários com vontade de crescer e empresas inovadoras, criou oito dicas para combater a procrastinação. 
Say whaaat! Vem ver:

1.    Crie um planejamento diário com as suas atividades
Em primeiro lugar, liste quais são todas as atividades que devem ser feitas no dia. Crie uma lista com todas as suas tarefas. Esse é o popular “To Do”. Sua meta será acabar com todos os itens da lista, riscando ou dando um “check” em cada tarefa finalizada.
Dessa forma, você consegue ter de uma forma visual tudo aquilo que precisa fazer e, ao bater o olho, vai se lembrar de por que não deve ficar no Facebook durante três horas.


2.    Determine uma ordem de prioridade
Normalmente, as pessoas realizam as tarefas simples e rápidas primeiro e vão adiando aquelas que são complexas e desafiadoras. O porém é que nem sempre as tarefas mais simples são as mais importantes e, algumas vezes, a pessoa termina os dias adiando as tarefas mais urgentes para o dia seguinte. Não deixe isso acontecer!
Em seu “To Do”, deixe claro qual é a prioridade de cada item. Isso te ajudará a decidir quais das tarefas tem que ser feitas primeiro e assim você não deixa de fazer nada que seja fundamental.


3. Estabeleça prazos rigorosos
Delimite um prazo para finalizar suas tarefas e não deixe de cumprí-lo!
Anote até quando seus To Do’s tem que ser finalizados, por exemplo, terminar a redação até o horário do almoço. Criar prazos rígidos vai te ajudar a manter o seu senso de urgência ativo, evitando que você entre na procrastinação e fique fazendo outras besteiras.


4. Crie pausas planejadas para descanso
Ninguém é de ferro! Em seu planejamento diário, determine intervalos para um pequeno descanso. Assim, sua rotina ficará menos cansativa e você terá aquele tempinho para fazer as coisas que te distrairiam.
O segredo aqui é o seguinte: Estipule o tempo que irá durar essas pausas. Por exemplo, se você fará uma pausa de 15 minutos após cada 2 horas, não extrapole esse tempo! Se não, você estará procrastinando. Mantenha-se regrado e cumpra sua rotina à risca.


5. Quebre grandes tarefas em tarefas menores
Existem tarefas simples e existem aquelas tarefas tão monstruosas que você nem sabe como começar.
Essa é uma mega tarefa. Ela parece tão difícil que acaba se tornando desestimulante e desinteressante, o que incentiva a procrastinação. O truque é o seguinte: Quebre essa tarefa complexa em tarefas menores e mais práticas.
O trabalho de marketing pode ser quebrado em uma série de etapas, como “Ler capítulo 7 do livro de Marketing”, fazer a parte 1 do trabalho, escrever a introdução, etc… Essas tarefas menores parecem mais simples e são mais atraentes para nosso cérebro, eliminando a preguiça.


6. Divida suas responsabilidades
Se possível, conte de suas responsabilidades para outras pessoas. Dividir aquilo que você precisa fazer com alguém faz com que você aceite menos ainda deixar coisas sem ser finalizadas.
Conte para seus amigos, colegas e parentes aquilo que você tem que acabar e peça para eles te perguntarem sobre isso. Dessa forma, ficar enrolando na internet ficará um pouco menos atraente.


7.  Mantenha a motivação
Mantenha-se focado nos seus objetivos. O maior responsável por manter você concentrado e produtivo será o seu próprio senso de responsabilidade.
Então, lembre-se de que ainda há várias tarefas a serem feitas e foque em seu “To Do”


8. Comemore os resultados
Se você conseguiu fazer tudo aquilo que precisava, FIQUE FELIZ! Comemore e sinta o quanto o seu dia foi muito mais produtivo.
Agora que você matou tudo o que precisava fazer, está livre para fazer aquilo que realmente deseja.
Imagem: Virgula
Esses são 8 passos para você derrotar a procrastinação! Teste, adapte e melhore sua rotina. O importante é fazer com que o seu dia de trabalho renda mais e que você consiga fazer aquilo que deseja e fugir das distrações indesejadas.


Curtiu?
Não deixe de seguir: Facebook - Instagram - Twitter - YouTube

Tecnologia do Blogger.