#GASTRONOMIA: 1º Festival de Churros no Memorial da América Latina

   Churros lembram a infância de muita gente, quando eram vendidos em kombis na porta das escolas, recheados apenas com doce de leite e cobertos de açúcar e canela. Bom...muita coisa mudou e essas delícias ganharam novos recheios doces e salgados, versões menores, e até adaptações dos churros espanhóis, em que o quitute é mais fino, sem recheio e mergulhado em calda de chocolate.

   Todas essas opções estarão presentes no 1º Festival de Churros realizado no Memorial da América Latina, nos dias 20 e 21 de fevereiro, um lugar de fácil acesso seja por transporte público, pois está a apenas cinco minutos da estação Barra Funda (metrô e trem) e tem ponto de ônibus pertinho, bike (tem ciclovia no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade e bicicletário ao lado do portão 9), ou carro (estacionamentos pagos nos portões 4 e 15).
Imagem: Churros Mix - diversos. Por Marcos Cimardi
   As estrelas do evento, os churros, vêm de diversas cidades do país com recheios e coberturas bem variados e preços a partir de R$6,00. A Aero Churros vem de Florianópolis (SC) e tem seis opções de recheio, como doce de leite, geleia de morango e trufa branca. Já a Me Gusta Churros, de Curitiba (PR), primeiro food truck especializado em churros espanhóis, oferece um combo composto por cinco churros e três molhos (doce de leite artesanal, chocolate belga e geleia de mirtilo).
Imagem: Me Gusta Churros. Divulgação
   De São Paulo vem a Churros DamaC que, entre as diversas opções tem o churros gelado especial com recheio de doce e cobertura de chantilly e morango, e o de pizza, com mozarela, tomate e orégano, gratinado; a Churros Factory com os sabores de doce de leite, brigadeiro meio amargo, paçoca e creme de avelã; a Doces de Rua com diversos tipos de recheio, dentre os quais brigadeiro, chocolate meio amargo e goiabada; a Divino Churros e seus doces recheados com paçoquinha, beijinho, Ovomaltine e outros; a Zucchero, que além dos churros recheados com doce de leite, brigadeiro caseiro e creme de avelã, e dos espanhóis, tem também o delicioso sanduíche de churros com sorvete; a churrosMix com suas três opções – tradicional, recheado com doce de leite argentino ou brigadeiro de chocolate; espanhóis (porção com quatro unidades acompanhadas de um molho a escolher); e a novidade churros-dog, churros aberto ao meio, com salsicha premium, acompanhado de maionese, mostarda, ketchup e batata palha; e a Churros da Si, com recheios doces (beijinho, creme de avelã, paçoca etc), agridoce (Romeu e Julieta) e salgados (Catupiry e Cheddar).
Imagem: Churros da Si - cheddar. Por João Pires
   O interior de São Paulo está representado por Chu Churros (Rio Claro) e Doce Sensação(Jundiaí). A primeira traz porções com 10 minichurros que podem ser recheadas com doce de leite, creme de avelã, paçoca, beijinho, creme belga, goiabada e Ovomaltine, e servidas com um molho extra de doce de leite ou chocolate belga; e a segunda apresenta seus churros de morango (recheio de chocolate, beijinho ou doce de leite coberto com pedaços de morango), de paçoca (doce de leite por dentro e por fora e cobertura de paçoca); e  o de beijinho, coberto com chocolate e biscoito de chocolate amargo).
   Os toppings podem ser amendoim, coco ralado, granulado de chocolate, confetes, açúcar e canela, kitkat, paçoca, leite em pó, Ovomaltine, gotas de chocolate branco e escuro, castanha, Negresco moído, açúcar mascavo, flocos de arroz, queijo ralado, etc. É só consultar o cardápio de cada participante.
Imagem: Aero Churros. Divulgação
   Salgados, bebidas e Minishopping – O Festival ainda terá uma Praça de Alimentação com opções de salgados (crepe, pastel, comida mexicana, hambúrguer, batata frita, buraco quente etc), bebidas (cervejas artesanais, chopps, raspadinhas, água, refrigerantes, sucos) e outros doces (tortas, sorvetes, bolo gelado no pote), e uma área com mesas e cadeiras na Praça da Sobra para desfrutar das delícias.
   E para que o final de semana seja de lazer completo, o público contará também um minishopping com bijuterias, acessórios para cabelo, roupas, calçados, objetos de decoração, cosméticos, artesanato, bolsa, brinquedos , e serviço de quick massage
   O 1º Festival de Churros é uma realização da Art Shine Promoções e Eventos e apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e Metrô.
  Como parar de babar? A equipe do Gleep marcará presença sim ou com certeza? rsrs

0 comentários