Ads Top

#BELEZA: Como manter os fios saudáveis no inverno

Muitas mulheres se preocupam com o tratamento especial dos fios no verão e não sabem sobre os danos que o inverno pode trazer aos cabelos, necessitando de cuidado redobrado também nessa estação. Neves Cruz, coordenadora técnica da Amend, explica mais sobre as agressões do inverno e dá dicas de como cuidar do cabelo para que esteja sempre saudável.  

Na época mais fria do ano, um dos fatores mais nocivos à saúde capilar é a temperatura da água durante o banho. A água quente abre muito as cutículas capilares, ocasionando o frizz e ressecamento dos fios. Além disso, o couro cabeludo também sofre agressão com a alta temperatura da água, o calor causa ressecamento do couro, ocasionando o aumento da produção de oleosidade natural.

Outro fator que pode ser nocivo aos cabelos é a umidade do ar elevada. O clima úmido também estimula a produção de secreção das glândulas sebáceas, o que causa a formação de caspa e ocasiona a queda, já que a oleosidade em excesso pode entupir os bulbos capilares. O uso de chapéus, tocas e boinas, mais comum nessa época do ano, abafa o couro cabeludo, agravando os efeitos já citados acima.

Neves aponta cuidados necessários para manter os cabelos saudáveis no inverno:

- Realizar tratamento no cabelo mais vezes, com hidratação de duas a três vezes na semana para quem tem o costume de hidratar apenas uma vez.

- Quando possível, é interessante enxaguar os fios com água mais morna (quase fria), minimizando a abertura das cutículas capilares.

- Para evitar o acumulo de oleosidade e secreção sebácea no fio e, principalmente, nos bulbos do cabelo, não é indicado ficar muitos dias sem realizar a limpeza através da lavagem.

- É extremamente necessário secar bem os cabelos, principalmente mais próximo ao couro cabeludo, para prevenir dos danos causados pela umidade em excesso.

- Como o uso de secadores e pranchas de modelar é mais intenso no inverno, é preciso cuidado extra com os efeitos causados pela agressão térmica. A utilização constante dos utensílios traz retenção de eletricidade estática e formação de frizz.


Procure por estes ingredientes tecnológicos na sua linha de cosméticos para controle do frizz:
  • Hydrolyzed Wheat Protein PG-Propyl Silanetriol, vale a pena anotar o nome imenso deste termopolímero e levar na bolsa, pois é o ingrediente chave para proteger o fio da alta temperatura e evitar o cabelo arrepiado;
  • Polyquarternium 55, que disciplina os fios e os mantém no lugar certo.
- Assim como no verão, no inverno as mulheres tendem a prender bastante o cabelo. Rabos, coques e tranças podem prejudicar a saúde dos fios, causando a queda por causa da tensão do estiramento. Nesse caso, o uso semanal de séruns concentrados é essencial.
Procure por estes ingredientes no seu Sérum anti-quebra:
  • Creatine, que repara as fibras danificadas, dá maleabilidade e brilho;
  • Hydrolyzed Keratin, para reestruturar a cutícula e melhorar a resistência do fio;
  • Panthenol, que melhora a hidratação e maleabilidade do cabelo, permitindo um pentear seguro, sem quebras.

Quer ficar por dentro de mais novidades? Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - YouTube - SNAPCHAT: PortalGleep
Tecnologia do Blogger.