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Dez vezes corrida de rua! Dicas para correr bem por aí

Foto: divulgação/o2porminuto.ativo.com


Vocês sabem que nós buscamos trazer inúmeros benefícios a respeito da prática dos mais diversos esportes, não é mesmo? Veja os assuntos que já abordamos, clicando aqui. Mas e aí, já ouviram falar sobre "corrida de rua"? Resumimos para vocês entenderem um "poquito" dessa modalidade do atletismo:   

Como o próprio nome já diz, essas provas são corridas disputadas em ruas ou rodovias. As "corridas de rua" têm uma rica tradição. Competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil, a prova mais tradicional é a São Silvestre, que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924. 

Apesar de ser destinada a atletas, a corrida de rua pode ser uma modalidade praticada por qualquer tipo de pessoa, claro, se ela se condicionar para poder realizá-la da melhor maneira possível. E este preparo pode ser feito em parques, ruas ou avenidas, e até, acredite, em percursos nas esteiras de academias.   

Quer se tornar um corredor?! Listamos dez, isso mesmo, dez dicas pra você cuidar, e bem, de sua saúde através da “corrida de rua”. Confira:

1 - Antes de praticá-la, faça exames médicos! 

Consulte, se possível mensalmente, a um cardiologista e, também, a um ortopedista de sua confiança.   


2 - Para correr, invista em equipamentos de qualidade! 

Como a pessoa que vos escreve não ganhou um centavo sequer de qualquer marca (risos), a minha dica é: escolham roupas, como camisetas, shorts e meias que sejam leves ao corpo, e bons tênis, que os condicionem a correr em alto nível. 


3 - Estale, e bem, os “ossinhos” do corpo!

Alongue-se antes e depois de suas maratonas. Tal prática contribui para aumentar a flexibilidade das pernas e prepara os músculos para a realização da "corrida de rua". 


4 - ”Olha, olha, olha, olha... água mineral!” 
Procure beber, e muita, água antes, durante e depois de suas maratonas. A "corrida de rua" exige excessiva liberação de líquido do nosso corpo. Então, leve sua garrafinha contigo para não ficar de “tanque” vazio.  


5 - Treine nos “melhores” locais! 
Corra em locais como parques, na grama, e em academias, procure por uma boa esteira pra começar a desenvolver seu lado atleta de ser. Fazendo isso, você provavelmente evitará possíveis tendinites, e até, torções.    


6 - Melhores horários para correr e treinar!
Procure correr ou treinar-se como corredor em horários com temperaturas mais amenas, ou seja, nada de “trotar” com muito calor em volta! O calor excessivo limita seu treinamento.


7 - Posição certa dos braços para a corrida! 

O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano, eles devem ficar em um ângulo de 90º em relação ao resto do corpo. Repare, porém, que, ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio, o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos.  


8 - Cuidado com os “sinais vermelhos” de ruas e avenidas!
Pelo amor de Deus, tome muito cuidado com os “sinais vermelhos”, especialmente de cruzamentos entre ruas ou avenidas. Tudo bem que a "corrida de rua" é uma modalidade esportiva dinâmica, que exige de nós ritmo e sequência, mas por favor, nesses momentos, pare!; para, de repente, não ter que "correr no céu" depois! :O 


9 - Respire de acordo com a prática da "corrida de rua"!
Sabe aquela coisa do seu médico que te diz “inspire pelo nariz e solte o ar pela boca”? Então, esta verdade também se aplica à "corrida de rua". Esta prática te condicionará a correr bem, seja em avenidas ou ruas, seja em quaisquer parques.   


10 - E por fim, pode tomar um banho frio, "campeão"!
Depois de treinar ou praticar a "corrida de rua", alongue-se levemente! E assim, vá pra casa e tome aquele banho, só que com ducha fria, tá?! Um banho geladinho evita inflamação dos músculos, relaxa-os, e principalmente, diminui dores pelo corpo.  




Por hora, isso é “tutudo”, “pepessoal”! ;)  


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