MÚSICA LITERATURA TECNOLOGIA GASTRONOMIA TURISMO CASA COMPORTAMENTO / EDUCAÇÃO PIPOCA MODA BELEZA ESPORTE / SAÚDE PETS CELEBRIDADES

Ads Top

TUDO SOBRE KPOP


TUDO SOBRE KPOP: O QUE E KPOP? VOCABULARIO
 
Annyeong Haseyo Gleepers
 
Já faz algum tempo que o termo K-pop vem sendo usado, bandas de origem coreana vem se tornando a febre do momento. Mas você sabe quando começou essa febre? Não? Entao continue lendo e se apaixone também.

KPop (가요, kayo em coreano) vem desde os anos 60, mas foi só a partir dos anos 90 e é o significado, em inglês, para as músicas que vêm da Coreia do Sul. Esse gênero ganhou forca especificamente com a popularização do Rap no país.

 
.

O KPop conta com a mistura de vários ritmos como o R&B, Rock e Pop Bubblegum (que é uma mistura de pop e Soul). O que mais atrai as pessoas a gostarem de Kpop são as músicas dançantes, clipes cheios de coreografias e artistas com um visual super produzido. Alguns K-Idols (ídolos de Kpop) possuem visuais diferentes com cabelos coloridos, rostos perfeitos, roupas diferentes, lentes de contato e por aí vai.


Em 1995 foi fundada a maior agencia de talentos da Coreia do Sul, a S.M. Entertainment. Conhecida por ser a agencia de grupos como EXO, Girls’ Generation, Super Junior, SHINee, SM Town, TVXQ, f(x), NCT, Red Velvet, SM Rookies, BoA, Super Junior e outros mais.
 

No fim dos anos 90 surgiram as agencias: YC Entertainment, conhecida por ser a agencia de grupos como 2NE1, Black Pink, Big Bang, Winner, iKon e outros mais; DSP Media, conhecida por ser a agencia de grupos como Kara, A-Jax, SS501, Rainbow, Click-B e outros mais; e JYP Entertainment, conhecida por ser a agencia de grupos como Got7, 2PM, TWICE, Miss A, Wonder Girls, 2AM, 4 Minute e outros mais.
Agora que você já sabe mais sobre o K-pop vamos te ensinar sobre o vocabulário usado entre os Kpoppers (fãs de Kpop).
 
Annyeong Haseyo: Olá, Oi em coreano
Aegyo: Termo usado para se referir a gestos fofos.
All-kill: Expressão usada quando uma música alcança a primeira posição nos sete maiores charts online da Coreia ao mesmo tempo.
Bias: Termo usado para se referir a um grupo ou integrante favorito de um grupo ou cantor ou ator.
Big 3: São as três agências de entretenimento mais conhecidas e poderosas da Coreia. Elas são SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment.
Black Ocean: Termo usado para se referir ao ato no qual inúmeros fãs fazem algo para demostrar seu descontentamento com um grupo ou um membro de um grupo. Um exemplo de Black Ocean e quando fãs concordam em desligar seus lightsticks (bastões de luz personalizados de cada gruo) durante a performance de certo grupo ou cantor.
CEO: Vem do inglês Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo. É o cargo mais alto em uma empresa, e no caso do Kpop e usado para se referir aos CEOs de agencias de talentos.
Charts: Termo usado para se referir a forma usada para classificar as músicas e álbuns conforme sua popularidade.
CF: Vem do inglês Commercial Film, que é uma forma de falar propaganda.
Comeback: Termo usado para se referir ao ato de um grupo ou cantor fazer seu retorno com um trabalho novo após um tempo parado.
Debut: Termo usado para se referir a estreia de um grupo, cantor ou ator.
Dongsaeng: Termo usado para se referir a alguém mais novo, seja em idade ou estreia no cenário coreano. Válido para ambos os sexos.
Dorama: Termo usado para as produções de televisão coreanas como séries.
Eye smile: Termo usado para se referir a expressão facial de sorrir fazendo os olhos fecharem um pouco.

 
Fandom: Termo usado para se referir ao coletivo de fãs de determinado artista. Exemplo: ARMY é o fandom do BTS, MonBebe é o fandom do Monster X.
Fanservice: Termo usado para se referir as ações feitas pelos ídolos e atores para deixar seus fãs felizes.
Fighting/Hwaiting: E uma frase de apoio que significa “você consegue!”
Flower Boy: Termo usado para se referir a um homem que é considerado extremamente bonito.
Hanboks: Termo usado para se referir as roupas tradicionais coreanas
Hiatus: Termo usado para se referir ao período de pausa/inatividade dos artistas.
Hyung: Termo usado para se referir a homens ao falar com homens conhecidos que são um pouco mais velhos que eles.
Hoobae: Termo usado para se referir a alguém mais novo e inexperiente em sua área. Utilizado entre grupos e válido para ambos os sexos.
Kekeke: Nosso “hahaha” “kkk”
Maknae: Integrante mais novo de um grupo ou de um dorama.
MV: Sigla de “music video”, videoclipe.
Netizen: Termo usado para se referir a junção das palavras internet e citizen (cidadão). O que se refere aos internautas. K-Netizens são os netizens coreanos.
Noona: Termo usado por homens ao falar com mulheres conhecidas que são um pouco mais velhas que eles.
Nugu: Em coreano significa ‘quem’, ‘que pessoa’. É usado para falar de artistas que não são populares, que são ninguém.
Omo: O “OMG” (Oh my God) ou “MDS” da Coréia.
Oppa: Usado por mulheres ao falar com homens conhecidos que são um pouco mais velhos que elas.
Rookie: Alguém novato em sua área e que recentemente estreou no meio do entretenimento. Seja um ator, cantor ou grupo.
Saranghae: Eu te amo em Coreano
Stans: Fãs que são leais a determinada agência e defendem ela a todo custo. Também gostam de todos os artistas da empresa.
Sasaeng: Termo usado para se referir a fãs extremistas que tendem a perseguir e criar problemas para os artistas. (Não seja um fã assim)
Selca: Termo popular na Coreia para a palavra selfie, mas que foi criado bem antes da versão usada mundialmente. Selca vem de “self” e “câmera”.
Skinship: Apesar de ser um termo em inglês, o termo foi criado pelos japoneses usando as palavras skin (pele) e friendship (amizade). Na Coreia é usado para mostrar a intimidade entre pessoas através do toque já que o coreano não tem a cultura de ficar encostando e tocando os outros como os brasileiros.
Sunbae: Termo usado para se referir a alguém mais velho, seja em idade (como na escola), alguém próximo com uma posição mais alta que a sua em uma empresa ou um cantor, grupo, ator que está no cenário há mais tempo que outros artistas. Válido para ambos os sexos.
Trainee: Termo usado para se referir a uma pessoa que está treinando em uma agência na esperança de um dia estrear em um grupo ou solo.
Ulzzang: O termo é uma mistura das palavras coreanas para “melhor” e “rosto”. Usado para falar de alguém que é popular nas mídias sociais pela sua beleza e/ou estilo. É uma pessoa muito atraente.
Unnie: Usado por mulheres ao falar com mulheres conhecidas que são um pouco mais velhas que elas.
UTT ou Ultimate: Termo usado para se referir ao é seu integrante preferido dentro todos os preferidos
Visual: Termo usado para se referir ao membro do grupo considerado o mais bonito pela agencia.
Yeobo: É uma palavra coreana para querido (a).
 
Agora e com vocês: Gostaram do post? Já conheciam o Kpop? Qual e o UTT e o Bias de vocês?
 
Quer ficar por dentro de mais novidades? Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - YouTube

Post em parceria com o KPOP Union Brasil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.